segunda-feira, 18 de maio de 2015

Bolo Gelado de Tigela - Abacaxi com Creme e Coco

(Postagem recuperada - 15 de dezembro de 2014)

Esse foi meu bolo de aniversário!
Pensem em um bolo gostoso...Pensaram? Pois seus
pensamentos passaram longe! Esse bolo não é gostoso.
É simplesmente delicioso! De verdade!


Antes de mais nada, quero dizer que não há receita complicada se você se organizar. Portanto, antes de começar, organize sua cozinha, lave e guarde as louças, e deixe o espaço de trabalho limpo e livre!
Separe os ingredientes, e conforme for preparando, vá lavando e guardando a louça de cada etapa. Você vai ver que é bem fácil trabalhar assim!

Fiz essa receita na seguinte ordem:
Primeiro a massa do bolo. Enquanto assava, descasquei, piquei, e coloquei o abacaxi para cozinhar. Lavei a louça utilizada, e preparei a cobertura enquanto o abacaxi cozinhava. Tirei o bolo do forno e preparei o creme. Arrumei a cozinha enquanto tudo esfriava. Montei o bolo!


Você vai precisar de:

Para o bolo:
* 4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
* 3 xícaras (chá) de açúcar;
* 1 colher (sopa) de fermento em pó;
* 300 ml de leite;
* 4 ovos grandes;
* 1 xícara (chá) de óleo.
Em um recipiente misture a farinha, o açúcar e o fermento. Junte a essa mistura os ovos, o leite, e o óleo e bata com batedeira em velocidade média, até obter uma mistura lisa e homogênea. É rapidinho! Asse em forno médio em forma untada e enfarinhada. O tempo varia de forno para forno. No meu levou 35 minutos para assar. Independente do forno, jamais abra o seu antes de 20 minutos de cozimento, ou você estragará seu bolo. Faça o teste do palito, retire do forno e reserve.

Para o Recheio 1 e Calda:
* 1 abacaxi descascado e cortado em cubinhos;
* 1 xícara (chá) de açúcar;
* 200 ml de leite de coco.
Coloque o abacaxi em uma panela e cubra com o açúcar (não coloque água). Leve ao fogo baixo por 25 minutos.  Apague o fogo, e com uma escumadeira retire o abacaxi da panela. Divida em duas partes e reserve.
Na calda que ficar na panela, dilua o leite de coco. Divida em 3 partes. 
Ah...guarde alguns pedacinhos de abacaxi para decorar o bolo!

Para o Recheio 2:
* 800 ml de leite integral;
* 200 ml de leite de coco;
* 3 gemas sem pele;
* 4 colheres (sopa) de amido de milho;
* 1 colher (chá) de baunilha;
* 1 lata de leite condensado;
* 1 caixinha de creme de leite.
Bata todos os ingrediente no liquidificador (exceto o creme de leite). Leve a mistura ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar em ponto de mingau. Apague o fogo e junte o creme de leite misturando delicadamente. Divida em duas partes e reserve.
Dica- Se você não tiver prática em
retirar as peles das gemas com as mãos, passe por uma peneira. Mas não esfregue com a colher. Apenas fure as gemas e vá dando batidinhas ligeiras com a peneira, para que o conteúdo das gemas vaze para fora da pele. Se você esfregar, o cheiro de ovo ficará muito mais intenso que o normal.

Para a cobertura:
* 3 claras;
* 1 pitada de sal;
* 6 colheres (sopa) de açúcar;
* 1 caixinha de creme de leite MUITO gelada;
* Coco ralado para decorar.
Bata as claras com a pitada de sal. Quando estiver em ponto de neve firme, junte o açúcar aos poucos sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto e desligue a batedeira. Junte delicadamente o creme de leite, sem bater, e reserve na geladeira.
Dica- Por que o creme de leite em caixinha? Porque ele já vem sem soro!

Montagem do bolo:
Corte o bolo em três partes no sentido horizontal. Não faz mal de rachar, quebrar, ou esfarelar. Os recheios e cobertura vão cobrir qualquer defeitinho, e você vai utilizar cada pedacinho e migalha.
Forre o fundo do pirex com uma parte do bolo. Se ficar um espacinho, não tem problema, pois o creme vai preencher. Molhe o bolo com uma parte da calda, espalhe metade do abacaxi, e cubra com metade do creme. Cubra com a segunda parte do bolo, molhe com a calda, espalhe o abacaxi, e cubra com a outra metade do creme. Cubra com a última parte do bolo, regue com a calda e cubra com a cobertura gelada. Polvilhe o coco ralado e enfeite com pedacinhos de abacaxi que você reservou.
Leve seu bolo à geladeira por no mínimo 15 horas antes de servir (Eu já apelo e faço logo dois dias antes! Fica maravilhoso). Sirva beeeeem gelado!






4 comentários:

  1. Sensacional!!! Bora lah preparar os ingredientes para fazer este bolo.!!! Tenha paciencia e darah tudo certinho.!!! Bommmm apetite!!! Obs.: E me convide para come-lo.rsrs.!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. mais esse bolo não precisa mesmo bater os ovos com o açucar é tudo junto mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo juntinho, Sheila! Do jeitinho que está na receita! E fica maravilhoso!

      Excluir
  3. Ficou delicioso!!! Obrigada por compartilhar e um grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...