quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ih...esqueci de colocar o feijão de molho!!!

Hora de preparar o almoço ou jantar, e você lembra:
" - Ih...esqueci de colocar o feijão de molho!". 
Quantas vezes isso acontece, né?!
 Isso significa que o feijão vai ficar no mínimo, uns 40 minutos na pressão
 e depois mais outros 15 minutos no fogo, com a panela aberta, 
 para engrossar o caldo...
 Que nada!!! Vou ensinar um jeitinho de prepará-lo, que pula as duas etapas:
 o molho, e o tempo para engrossar o caldo!
Seu feijão vai estar prontinho assim que você abrir a panela de pressão!
Duvida? Então, teste!!!


Feijão Super Prático
Você vai precisar de:
* 500g de feijão de boa qualidade;
* água fervente;
* 1 gomo de linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas;
* bacon cortado em cubinhos;
* 1/2 cebola picada;
* 2 dentes de alho picados ou amassados;
* 1 fio de óleo;
* salsinha picada;
* 1 folha de louro (opcional);
* sal.

Escolha o feijão, lave em água corrente, e coloque em uma tigela. Sobre ele, despeje água fervente (fervente mesmo!) até cobri-lo. Em 15 minutos aproximadamente, o feijão terá absorvido toda a água. Essa etapa pode ser facilmente substituída pelo microondas. É só colocar água fria suficiente para cobrir o feijão, e levá-lo ao microondas por 5 minutos em potência máxima, e mais 10 minutos de descanso no microondas fechado. 
Feita essa etapa, despeje esse feijão em um escorredor, para que drene qualquer água que tenha ficado no fundo da tigela.
Na panela de pressão, coloque o óleo e doure o alho. Junte a cebola, a linguiça calabresa cortada em rodelas, e o bacon. Frite ligeiramente. Junte o feijão, já drenado e continue fritando. Isso mesmo! Refogue o feijão, junto com a linguiça e o bacon. Vá mexendo para que o feijão frite por igual. Feito isso, cubra o feijão com água em temperatura ambiente, coloque um pouquinho de sal, a folha de louro (se você gostar), e feche a panela. Assim que começar a chiar, conte 15 minutos e apague o fogo! Espere a pressão sair, abra a panela , corrija o sal se necessário, coloque um pouco de salsinha, e...pronto! 
Seu feijão vai estar prontinho para servir!
Ah, se você quer dar uma cor bonita ao seu feijão, um truque é sempre bem vindo. Basta juntar, no momento do cozimento, uma xícara de café de molho de tomate, ou uma colher de sopa de extrato de tomate. Fica maravilhoso!

53 comentários:

  1. Suzy
    Essa dica do tomate parece coisa de americano, eles usam catchup no feijão!
    O cozinheiro da pousada de um amigo no Arraial d'Ajuda coloca coloral e dá o mesmo efeito da cor sem ficar qualquer sabor.
    Sabe que eu faço feijão sem deixar de molho, cozinho por 20 a 30 minutos e já fica bom, o importante é comprar feijão do bom mesmo e novo.
    Mas vou experimentar essa sua dica da água fervendo.
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em muitos paises como Inglaterra eles comem feijao com molho de tomate. No México tem o popular chili que é um molho de tomate com feijão e carne moída bem apimentado

      Excluir
  2. Adorei, nunca imaginei fazer um feijão dessa forma. Meu filho adora, vou testar! beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Priscila! Tente fazer, e depois me conte! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Ju
    O molho de tomate não altera de forma alguma o sabor do feijão. Fica lindo! Ah...eu nunca coloco louro. Odeio! Acho que é porque minha mãe fazia esse bendito como chá para cólicas menstruais, e me enfiava goela abaixo. Nem gosto de lembrar...kkkkkkkkk
    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahah!!! Mas é o mesmo problema que eu tenho!!! Não posso nem sentir o cheiro de louro, pelo mesmo motivo...

      Excluir
    2. Ufaaaaa!!! Alguém que me entende!!! kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Suzy...acabei de conhecer sua cozinha... essa "fórmula" para cozinhar rapidamento o feijão já me encantou, principalmente para ele ficar grissinho, pq eu nunca consigo kkk...
    Já te add aqui... se quiser passe na minha cozinha tb: http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/
    Abçs..

    ResponderExcluir
  6. Um amigo me ensinou a colocar o feijão na pressão e cozinhar por 5 minutos, depois drenar toda esta água, e retornar à pressão, com nova água, por mais 15 minutos, depois temperar ao gosto. Segundo ele, é importante ferver e descartar a primeira água, pois com ela se vão as enzimas nocivas à saúde, que causam gases e outros males.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa dica, eu nunca deixei o feijão de molho, nunca tive esse hábito. Coloco tudo na pressão por 15 minutos, e pronto, fica ótimo. Eu vou experimentar a sua dica, pois adoro mudanças, principalmente, quando são práticas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei da dica, vou testar.Adoramos feijão aqui!!1
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei da dica e vou dar outra. Se quiser que o feijão fique clarinho ao colocar de molho esprema meio limão na água do molho deixe de molho por mais ou menos 30 minutos. Escorrer bem e lavar para tirar o gosto do limão e cozinhar por aproximadamente 30 minutos, além de mais claro o caldo fica mais mole também. Outra dica é para engrossar o caldo mais rápido na hora de temperar eu uso só alho porque cebola azeda o feijão mais rápido então eu frito 4 ou 5 dentes de alho com óleo e quando estiver frito eu coloco uma concha de feijão na frigideira com esse tempero, amasso o feijão e volto pra panela fica um caldo bom e fácil de fazer. Claro que o sal vai direto. Gostei do blog vou voltar pra visitar mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Celébrer! Que legal! Conhecemos as mesmas dicas, inclusive o modo de temperar o feijão. Na verdade não as coloquei no post, porque o meu objetivo era mesmo uma receita de feijão prático e rápido! Mesmo assim, obrigada por compartilhar! Apareça sempre!

      Excluir
  10. Acabei de testar sua dica, nunca fiz um feijão tão gostoso, nem sabia que podia fazer!!!Maravilha!!!

    ResponderExcluir
  11. Acabei de testar, não sei cozinhar e nem sabia que seria capaz de fazer um feijão tão gostoso!!!Maravilha!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Será que feijão preto também fica com consistência boa?

    ResponderExcluir
  13. ola, achei super pratico, mas como é uma quantidade muito grande para uma familia de 2 pessoas, posso congelar este feijão sem problemas?
    grata
    Margane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Margane! E feijão congelado fica com gostinho de fresco, se você jogar um tiquinho de alho recém fritinho sobre ele na hora de servir!!!

      Excluir
  14. Fiz e ficou muito bom! Posso fazer da mesma maneira se deixar o feijão de molho de um dia para o outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seu feijão desmancharia. Se deixar de molho, não refogue, tá?!

      Excluir
  15. oi suzy adorei a dica vou fazer desse jeito

    ResponderExcluir
  16. Adorei esta dica, vou testa-la :*

    ResponderExcluir
  17. Gente eu NUNCA consegui fazer feijão clarinho e saboroso... e dessa maneira ficou simplesmente perfeito!!! Minha amiga me escreveu agradecendo muito pq passei a receita para ela e ela tbm nunca tinha conseguido!! Agora eu simplesmente nem deixo mais de molho, faço exatamente como na receita! Someme a cebola eu nao coloco, pois azeda rapido o feijão, e aqui em casa ele dura 5 dias! E a folha de louro tbm nao curto mto.
    Muito obrigada por salvar meu feijão e de muitas outras pessoas!!! ��

    ResponderExcluir
  18. oi Suzy sua dica é otima ficou nota dez o feijao.

    ResponderExcluir
  19. Oi Suzy bom dia, adorei a sua dica do feijão eu como sempre me esqueço de colocar de molho vou seguir sua dica ok um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Acabei de seguir sua dica. O feijão ficou perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  21. Mas esse jeito elimina os formatos do feijao

    ResponderExcluir
  22. Obrigada!! Salvadora da pàtria kkk! Sò vou fazer feijão assim! ;)

    ResponderExcluir
  23. Oi tem problema se eu não colocar nem o bacon nem a calabresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não! Tempere conforme
      seu gosto!

      Excluir
  24. adorei a forma de fazer, vou testar desta maneira

    ResponderExcluir
  25. nossa que legal, nunca fiz desse jeito, sera que fica gostoso

    ResponderExcluir
  26. Suzy, estou fazendo o feijão neste momento. Vim procurar na net, pois precisei fazer de última hora, estou fazendo um preto. Obg pela dica...aposto que ficará ótimo! bjs

    ResponderExcluir
  27. Mas e a questão do fitato? Com esse molho de água quente já sai?? Dizem que tem que deixar de molho por 12 horas pra sair... será mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que elimina, sim, pois nada de gases após a ingestão! kkkkkkkk

      Excluir
  28. Esqueci de colocar o feijão de molho e vi sua dica, adorei, estou fazendo agora para a alegria do meu marido!

    ResponderExcluir
  29. Precisei fazer feijão de última hora e achei as suas dicas. Maravilha! Só fiquei com dúvida quanto a quantidade de água que será utilizada na segunda fervura. É só cobrir? Ou ponho um pouco a mais?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, funciona com feijão branco também?

    ResponderExcluir
  31. Eu fiz deu sup3r certo detalhe fiz feijoada e não precisou fritar o feijão vlw pela dica

    ResponderExcluir
  32. Esqueci de colocar o feijão de molho... Já estou fazendo com essas dicas... ansiosa pelo resultado!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Tbm esqueci de colocar de molho :)
    Estou fazendo agorinha, seguindo sua receita. Dando certo venho contar...rs

    ResponderExcluir
  34. Valeu a dica. Estou fazendo dobradinha e esqueci de comprar o feijão branco ontem. Já está inchando e daqui a pouco vai pra panela de pressão. Obrigado!

    ResponderExcluir
  35. O feijão ficou uma delicia, obrigada pela receita e pelas dicas!

    ResponderExcluir
  36. Mto bom, deu super certo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...