sábado, 7 de maio de 2016

Brócolis Divino

Fui desenvolvendo esse prato em pensamento: " Colocaria isso, colocaria aquilo...ah, e mais aquilo!"
Quando fui para o fogão, finalmente ter o siricutico de panelas, eu já sabia o sabor que o prato teria. Mesmo assim, fiquei surpresa com o sabor desta delícia!



Você vai precisar de:
* 2 maços de brócolis limpos e separados em buquês;
* 500g de lombo canadense ou tender cortado em cubinhos;
* 1 fio de óleo;
* 1 pires de bacon cortado em cubinhos;
* 2 dentes de alho amassados;
* Queijo parmesão para polvilhar.

Para o molho branco
* 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
* 1 cebola pequena picada;
* 1 dente de alho amassado;
* 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
* 1 colher (chá) de sal;
* 600ml de leite integral;
* Pitadas de noz moscada;
* 1 caixinha de creme de leite;
* 1/2 copo de requeijão.



Eu particularmente, detesto brócolis cozido em água. Sabe aquela sensação de morder e sair água do cozimento na boca? Não dá! Então, cozinhe seu brócolis no vapor. O sabor é muito melhor, é mais saudável, e não dá trabalho. Basta colocar um escorredor de metal no bafo de uma panela com água fervente e tampar. Em poucos minutos seu brócolis estará cozido e delicioso! Enquanto o brócolis cozinha, vamos ao lombo.

Coloque um fiozinho de óleo em uma panela, e junte o bacon e o alho. Assim que estiverem dourados, junte o lombo (ou tender), e refogue ligeiramente. Apague o fogo e reserve. 
Coloque uma colher de margarina no fundo de uma panela grande, e leve ao fogo. Junte a cebola, um dos dentes de alho, e refogue até que a cebola esteja transparente. Junte a outra colher de margarina, e assim que derreter, retire a panela do fogo, junte a farinha e, misture bem para incorporar aos temperos. Junte o leite, e o sal, e volte ao fogo, mexendo sempre até que engrosse, e fique parecido com um mingau. Junte o requeijão, e mexa até que esteja bem dissolvido. Apague o fogo, junte o creme de leite, e a noz moscada. Misture delicadamente e reserve.

Agora vamos à montagem do prato:
Coloque os buquês de brócolis lado a lado em um refratário untado com margarina. Entre os buquês de brócolis, vá colocando os cubinhos de lombo. Por cima de tudo, espalhe o molho branco, polvilhe muuuuuito parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
Sirva com arroz branco!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...