quarta-feira, 17 de junho de 2015

Charuto de Repolho

     Sabem o que acho de Charutos de Repolho? Acho que é um prato gostoso de preparar e delicioso para comer! Fiz hoje no almoço, e nos deliciamos! A maioria das pessoas faz com arroz cru, deixado de molho por aproximadamente 1 hora. Eu, particularmente, gosto de preparar com arroz cozido, pois além de ficar mais macio e integrar totalmente à carne moída,  pode entrar no cardápio como reaproveitamento de sobras de arroz. Isso é muito legal !!!




Você vai precisar de:

* 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz cozido;
* 400 g de carne moída;
* Sal;
* 1 cebola média picadinha;
* Folhas de hortelã picadas, a gosto;
* Folhas grandes de repolho, levemente aferventadas;
* 300 ml de água fervente;
* 200 ml de molho de tomates pronto;
* Sal a gosto;
* Azeite à gosto.


Afervente as folhas de repolho rapidamente (ou leve ao microondas dentro de um saquinho por 2 minutos), apenas para que elas fiquem maleáveis. Caso você tenha dificuldade para tirá-las do repolho sem rasgar, vá tirando pela parte de baixo. Sabe como é? Você vira o repolho de bundinha para cima, e vai fazendo cortes com a ponta de uma faca por toda largura de cada folha, e "plin" ela sai inteira!
Coloque as folhas aferventadas sobre uma tábua e as corte ao meio, retirando aquele talo grosso central. Reserve.
Em um recipiente misture a carne, com o arroz, o sal,  a cebola, a hortelã, e se preferir, pode colocar pimenta a gosto.  
Estique as metades das folhas de repolho em um prato, pegue uma porção da mistura da carne e faça um bolinho com formato de um croquete. Coloque sobre a folha de repolho e embrulhe como se fosse um pacotinho, ou charuto, bem fechado. Coloque um pouco de molho no fundo de uma panela, onde caibam todos os charutos sem sobrepô-los. Arrume os charutos lado a lado na panela,  com a parte da dobra para cima, de forma que fiquem bem encostados uns nos outros e não abram durante o cozimento. Misture a água fervente com o molho de tomates e despeje sobre os charutos. 
Agora o pulo do gato para que seus charutos não abram durante o cozimento e fiquem bem bonitinhos, tá?! Sobre o molho e os charutos, coloque um prato raso que entre inteiro na panela e fique encostado nos charutos. Leve ao fogo, e assim que o molho começar a ferver abaixe a chama e deixe cozinhar por 20 minutos. Apague o fogo, tire o prato com cuidado e delicadamente retire os charutos da panela e coloque em uma travessa, virando a parte que estava para cima, para o lado de baixo (só para ficar bonitinho, mesmo! rss). Regue com azeite e o molho, e sirva bem quente!!! 





2 comentários:

  1. Olá Suzy.
    A carne moída é crua mesmo ou refogada?
    Obrigada pelas receitas práticas e gostosas de sempre.
    Bj


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É crua, Fátima! Ela vai cozinhar quando os charutos forem levados ao fogo com o molho! Bj

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...