domingo, 14 de junho de 2015

Salmão dos Namorados

Demos esse nome a esse prato, meu marido e eu, pois foi com ele que comemoramos o último Dia dos Namorados. É um prato delicado, saboroso, perfeito para um jantar a dois.  Para acompanhar? Luz de velas, música suave, taças de vinho... e o amor! Ah, arroz branco e uma linda salada também! rs

E antes que eu me esqueça, dizem que o salmão é um alimento mágico, e que durante o preparo, você deve mentalizar em forma de oração tudo aquilo que deseja para quem vai saboreá-lo! E que tudo acaba se realizando...



Você vai precisar de:
* 6 postas de salmão;
* 2 dentes de alho bem esmagados;
* Sal;
* Limão;
* 1 fio de óleo ou azeite de oliva;
* Farinha de trigo;
* 2 colheres de sopa de manteiga;
* 1 cebola média picadinha;
* 100 ml de vinho branco;
* 1 caixinha de creme de leite;
* 1 colher de sopa de mostarda escura;
* Champignons;
* Cebolinha fresca picadinha.

Vamos primeiro falar desse peixe, que é suave, gostoso, mas que tem suas particularidades. A principal delas, é que não pode ser feito com antecedência. Isso mesmo! Tem que ser feito e servido imediatamente. Ele não estraga se feito antes, mas acredite, perde totalmente o sabor!
Agora sim, vamos ao preparo!

Tempere seu salmão com pitadas de sal, suco de limão, e o alho. Deixe descansar por no mínimo 3 horas antes de levá-lo ao fogo. Você pode acrescentar pimenta do reino ao seu tempero se preferir. Eu evito totalmente!
Em uma frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo ou azeite (eu prefiro óleo, pois acho que o azeite toma conta do sabor dos alimentos). Leve ao fogo para aquecer, enquanto passa ligeiramente e sem apertar, o salmão pela farinha de trigo, apenas nas partes que encostarão na frigideira. Não precisa passar dos lados. Coloque o salmão na frigideira e frite por 3 minutos de cada lado. Reserve o peixe já na travessa de servir.



 Na frigideira coloque uma colher de manteiga e a cebola picada, e leve ao fogo. Assim que a cebola começar a ficar transparente, junte a mostarda, uma pitada de sal, a outra colher de manteiga e o vinho. Deixe no fogo até que o vinho reduza a ponto da cebola ficar bem aparente. Junte os champignons e o creme de leite, mexendo delicadamente. assim que notar que o creme de leite está quente, apague o fogo e junte a cebolinha. Despeje esse molho sobre o salmão e sirva imediatamente!



Para acompanhar essa maravilha fiz arroz branquinho, temperado só com um tiquinho de alho e sal, e essa linda salada com alface americano, palmito, tomates, cenoura ralada, rodelas de cebola, ovos cozidos e morangos!



Nossa mesa no Jantar dos Namorados...

A sobremesa? Foi um delicioso pavê sorvete de chocolate!
Mas... isso é papo para outro dia... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...