terça-feira, 3 de março de 2015

Dica - Tirando a gordura do caldo de carne

      Hoje é dia de dica!

     Quantas vezes fazemos uma carne de panela e ao tirá-la notamos que sobrou no fundo um delicioso caldinho, que nessa determinada receita não vamos usar? Ou então vamos usá-la para um molho, mas a quantidade de gordura que ficou nele é excessiva, e vai prejudicar o resultado final do prato, tornando-o inclusive pouco saudável? Nesse momento a maioria das pessoas pega uma colher ou concha e bastaaaante paciência e fica ali perdendo um tempão tirando delicadamente a gordura que se acumula na parte superior do caldo.
Minha dica é simples: gelo!!!
Pegue gelo, e com o caldo ainda quente, coloque delicadamente sobre ele. Não é preciso mexer. A gordura é atraída pelo gelo, e então é só você retirar as pedras com uma escumadeira e descartar. Quando você notar que o gelo já está coberto pela gordura que vai se condensando à sua volta, troque as pedras. Você terá um caldo perfeito, pronto para regar sua carne, ou para o preparo de molhos e outros pratos. 
Eu adoro usá-lo para fazer um arroz moreninho, mas isso é receita para um outro dia!





3 comentários:

  1. Que máximo!!!!! Nunca pensei em fazer isso e jamais imaginaria que poderia dar certo! Genial, Suzy! Super grata pela dica, pois eu passei a colocar o molho no freezer, pra dar uma resfriada nele e, assim, poder retirar sua gordura. Isso, depois de perder esse tempão de que vc fala aí, tentando recolher a gordura do molho naturalmente. Valeu! Beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar no freezer é ma boa Mara, afinal, a gordura se solidifica e fica fácil de separar. Mas não dá certo nas ocasiões em que temos que usar o caldinho na hora, né?! Beijokas!

      Excluir
  2. Obrigado pela dica, vou imediatamente por em prática. Muito grato Suzy!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...