sábado, 28 de fevereiro de 2015

Canja Prática (panela de pressão)

Essa canja é de longe a mais deliciosa! Vale a pena fazer! 
Eu raramente faço canja com galinha, pois acho muito gordurosa. Também não faço com o peito, como a maioria das pessoas. Uso sobrecoxas, que de longe é a parte mais suculenta e saborosa do frango. É claro que você pode apenas seguir a receita e fazer com a parte do frango que preferir, mas eu tentaria ao menos uma vez fazer do jeitinho que vou descrever. Tenho certeza de que você vai virar fã!!!



Você vai precisar de:
* 1 fio de óleo;
* 5 sobrecoxas de frango sem pele;
* 2 dentes de alho grandes picados;
* 1 cebola média picada;
* 1 tablete de caldo de galinha;
* 1 cenoura inteira descascada;
* 1 batata média cortada em cubinhos (opcional)
* 2 litros de água fervente;
* 1 copo raso (200ml) de arroz cru;
* 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha.

Em primeiro lugar, vou explicar por que a batata é opcional. Se você gosta do caldinho da canja, tipo água, bem fininho, não coloque a batata. Mas se você, como eu, gosta do caldo ligeiramente cremoso, coloque a batata! 
Vamos lá:
Com uma faquinha afiada, retire qualquer excesso de gordura que as sobrecoxas possam ter. Polvilhe um pouco de sal sobre elas, e deixe descansar por uns 20 minutos. Aproveite esse tempo para picar a batata, a cebola, o alho, a salsinha e descascar a cenoura. Feito isso, coloque um fio de óleo em uma panela qualquer e doure ligeiramente o frango. Retire o frango dessa panela e transfira para a panela de pressão usando um garfo, para que o óleo não seja transferido também. Na panela de pressão, junto com o frango, coloque a cebola, o alho, e o caldo de galinha esfarelado. Deixe um pouquinho no fogo brando, até que a cebola comece a ficar transparente. Junte então á água fervente, a cenoura inteira, a batata, e o arroz.  Coloque a tampa, e conte 15 minutos a partir do momento que a panela pegar pressão. Apague o fogo e deixe que a pressão saia naturalmente. Não force a saída da pressão, pois esse tempo é necessário para que sua canja fique perfeita.  Após a pressão ter saído, abra a panela e retire a cenoura colocando em um prato. Amasse grosseiramente com um garfo, e devolva à panela. Agora, com uma escumadeira, vá pegando as 5 sobrecoxas para retirar o osso, que certamente estará soltinho da carne. Desmanche grosseiramente a sobrecoxa, deixando em pedaços. Devolva à panela. Prove e corrija o sal. Junte a salsinha picada e sirva a seguir!



3 comentários:

  1. Tereza Polati28/2/15 20:15

    Tô fazendo...daqui a pouco e dou a nota tá? srsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Isto sim e uma canja. Parabens, adoro as suas receitas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...