quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Salmorejo (fácil)

Para servir nos dias de verão!
Salmorejo é uma sopa cremosa onde usamos tomates crus como base. 
É de origem espanhola, mas combina direitinho
 com o nosso clima tropical, pois é servida gelada!
E o visual é LINDO!!!
Pense em uma entrada chic... é essa!!!


Você vai precisar de:
* 8 tomates italianos bem maduros; (10 se forem pequenos)
* 2 dentes de alho pequenos;
* 1 colher de sopa de vinagre de vinho;
* 2 fatias grossas de pão italiano, de preferência amanhecidos;
* 150 ml de azeite extra-virgem (se for espanhol, melhor!)
* 2 colheres (chá) de sal;
* 100g de presunto jamon ou de parma, picados;
* 2 ovos cozidos cortados em quadradinhos;
* 2 gotas de adoçante (opcional).

Em primeiro lugar vamos tirar a pele dos tomates. Você pode fazer do seu jeito. Eu faço um X riscando a casca no sentido da altura do tomate, de ponta a ponta. Depois espeto o tomate com um garfo longo e passo sobre a chama do fogão, até que a casca comece a encolher. Em seguida jogo em uma bacia de água com gelo. A pele sai fácil fácil!!! 
 Tempere os tomates, já sem pele com o sal. Pique o pão italiano e coloque em uma tigela. Sobre ele coloque os tomates, o vinagre, e o alho. Deixe ali descansando por uns 15 minutos. Esse tempo é necessário para que o tomate solte água e umedeça o pão. Não misture. Após esse tempo de descanso, leve essa mistura ao liquidificador e bata até ficar  homogêneo (tomates  por baixo para não forçar o motor). Assim que atingir esse ponto, vá colocando o azeite em fio, isto é, aos poucos. Nesse momento a mistura vai obter cremosidade e se transformará no salmorejo!
 Para o paladar brasileiro, o salmorejo fica um tiquinho ácido, e é aí que entram as duas gotas de adoçante ou uma pitadinha de açúcar (prefiro o adoçante). Prove seu salmorejo, e se estiver ácido, junte essas duas gotinhas e bata só o tempo de misturar. Transfira o salmorejo para uma tigela e leve à geladeira por 2 horas ou mais.
Toste levemente o jamon ou presunto de parma na frigideira. Caso não encontre em sua cidade nenhum dos dois, use o bacon, mas somente a parte da carne.
Para servir, coloque o salmorejo bem gelado no prato, e sobre ele coloque ovos cozidos picados e o presunto! Em seguida, saboreie essa delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...