quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Purê Gratinado com Cenoura e Presunto (fácil)

Eu já contei que sofro de siricutico, né?! Pois é! Raramente eu consigo fazer tudo igual. Juro que entrei na cozinha disposta a fazer um simples purê de batatas, mas não consegui! E o resultado? Esse purê resultou em muitos elogios. Ficou delicioso!




Você vai precisar de:
* 4 batatas médias;
* 1 cenoura grande;
* Sal;
* 150g de presunto fatiado;
* 150g de mussarela fatiada;
* 2 colheres de manteiga ou margarina;
* 150ml de leite quente;
* Queijo parmesão ralado.

Corte o presunto em tirinhas e reserve. 
Cozinhe as batatas e a cenoura em água e sal até que estejam macias, e esprema. Não é necessário descascar as batatas se for usar espremedor comum. Ao espremer, as cascas se soltam da batata naturalmente, poupando  seu tempo e trabalho. Esprema também a cenoura. Volte a cenoura e as batatas espremidas à panela em fogo bem baixinho, e junte a manteiga, o leite, e o presunto fatiado. Vá misturando delicadamente até que a manteiga derreta totalmente, e o purê atinja uma consistência fofa. Coloque o purê em um refratário untado com margarina ou manteiga, cubra com a mussarela, polvilhe o queijo ralado, e leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir!




10 comentários:

  1. Seu purê deu água na boca,as fotos já nos mostra que ele ficou delicioso, tá aí uma coisa que não sei fazer, inventar na cozinha e não é meu dom, sempre preciso do famoso caderno de receitas ou correr pra internet, de verdade não é meu forte, e admiro muito os dons pra culinária. O seu blog é muito linda e saboroso! rsrsrs
    Beijos
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog e as suas invenções.
    Kiss, Susý

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzy,

    Descobri seu blog há um tempo procurando bolo de fubá cremoso na net! Acabou que não fiz essa receita até hoje, mas já tô na segunda do seu blog!

    Adorei seu jeitinho de explicar tudo, sua paciência e a praticidade das receitas!

    Eu também gosto de inventar, embora cozinhe há pouco tempo (2 anos). Aprendi com minha mãe, mas faço algumas coisas diferentes dela.
    E amo uns pratos loucos, tipo, purê de batata com presunto e ovo frito bem molinho... Huuuummm...
    Como essa sua receita leva purê e presunto já tô encantada por ela!

    Algumas coisas eu faço diferente de você! Nunca experimentei cozinhar as batatas com casca, mas vou experimentar!!
    Vi também que vc usa muito pimentão vermelho, enquanto eu uso mais o verde! Acho que dá mais gostinho e é mais barato, embora indigesto às vezes.
    Eu e minha mãe também não tiramos a pela da gema e não acho que dá gosto de ovo nos pratos, não. Mas sei que muita gente gosta de tirar.

    Eu fiz o atum de forno (meu marido ama atum) e ficou muito bom!!
    Eu já costumava fazer saladinha com atum. Batata e cenoura cozidas, azeitona, salsinha, cebola crua, tomate, atum e muito azeite. É uma boa ideia colocar no forno com mussarela por cima. Huuummm...

    Agora estou esperando amornar o meu bolo surpresa de ovomaltine. Tô tensa se vou conseguir desenformar. Eu não tenho muita sorte com esses cremes que engrossam... nem brigadeiro eu consigo fazer, pois tiro antes do ponto. Tudo porque já deixei queimar coisas com leite e chocolate 2 vezes no fogão... mexendo sempre e queimou antes de levantar fervura!! Mas de lá pra cá já descobri que tem uma coisa chamada fogo baixo!!
    Eu deixei bastante o creme do bolo no fogo, chegou a ferver um pouco, mas não sei se ficou grosso o suficiente.
    Eu costumo usar Qualy com sal nas receitas, pois acho até bom pra dar uma quebrada no doce. Mas vc disse que influencia o ponto e aí fiquei com medo...

    Desculpa estar comentando aqui, é que não sei se vc tem como saber se eu comentar em receitas antigas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fazemos coisas de modo diferente, mesmo! E isso é maravilhoso! São as diferenças que nos fazem aprender cada dia novas receitas e truques. Amo muito tudo isso!!! Beijokas, querida!

      Excluir
  4. Suzy!!
    Adorei suas receitas!!!
    Queria saber se você vê se eu fizer perguntas em posts antigos ou se vc não fica sabendo dos comentários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, você pode fazer perguntas em todas as receitas! Elas me são enviadas, e todos os dias eu venho ver e responder!

      Excluir
    2. Suzy, cheguei ao seu blog procurando na net um bolo de fubá cremoso. Acabou que nem fiz esse ainda, mas já fiz duas receitas daqui! O atum de forno (meu marido ama atum) e o Bolo surpresa de ovomaltine!

      Fico viajando nas suas receitas, amei isso aqui e já recomendei pras amigas!
      Gostei porque você explica as receitas bem detalhadas, dá dicas simples e tem várias dicas de como reaproveitar sobras de comida. As receitas são sempre com coisas do dia-a-dia, fáceis de a gente ter em casa ou encontrar por aí. E as fotos são de dar água na boca.

      Assim como eu, você não gosta de frituras...
      Eu acho que fritura suja muito, depois sobra aquele óleo pra jogar fora e se eu comer muita fritura ainda fico enjoada. Uso muito o forno e aqui tem muitas receitas de forno!!!

      E eu amo coisas simples... adoro um purê de batata com presunto e ovo frito molinho. Essa receita de purê com cenoura e presunto gratinado já está me aguando!!!
      Aliás, mesmo sem gratinar deve ficr ótimo! Vou fazer em breve!!

      Aos poucos vou fazendo e comentando as receitas!!

      Excluir
    3. Você vai amar esse purê, Priscila! Faça e me conte depois! Beijos

      Excluir
  5. Susy: fiz esse purê, ficou uma delicia, vc é muito criativa por isso passo sempre por aqui em busca de comidas diferente. UM super abraço Maria Rita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maria Rita! Logo vou atualizar com novas gostosuras! Beijokas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...