É um prato único, e basta uma salada para acompanhar, suja uma só panela, é prático, e combina com inverno. Ah...é delicioso também!
Na verdade, minha galinhada é uma frangada! Eu prefiro fazer com frango, pois tem menos gordura, é fácil de limpar, e eu escolho apenas as partes que eu acho mais saborosas.
Você vai encontrar muitos modos de preparar a galinhada. Este, é o meu jeitinho!
Você vai precisar de:
* 12 sobrecoxas pequenas de frango limpas;
* 500ml de molho de tomate pronto;
* 1 cebola picadinha;
* 1/2 pimentão vermelho picado;
* 1 cenoura pequena picada;
* 1 lata de mistura ervilha/ milho verde (ou 1/2 lata de cada);
* 3 colheres(sopa) de molho de pimenta;
* 3 dentes de alho picados;
* Salsinha e coentro a gosto;
* Sal a gosto;
* 1 alho poró cortado em fatias (parte branca);
* Talos de 1 maço de rúcula (opcional, mas bom demais);
* 1 1/2 copo de arroz cru;
* Óleo ou azeite;
* 2 ovos cozidos;
* Azeitonas.
Em primeiro lugar, você vai precisar de uma panela grande, a maior que tiver. Isso porque vai facilitar na hora de misturar e mexer os ingredientes no fogo.
Na véspera, tempere bem as sobrecoxas com sal, alho, cebola, salsinha e coentro. De preferência, feche em um saquinho plástico e mantenha na geladeira por 12 horas ou mais.
Na panela, coloque um fio de óleo, e acomode as sobrecoxas juntamente com todo tempero que estiver nelas. Leve ao fogo, apenas para que dourem levemente. Junte uma caixinha de molho de tomate pronto, 1 litro de água fervente, a pimenta, e a cenoura. Abaixe o fogo, e deixe cozinhar lentamente o frango nesse molho de tomate. Cozinhe, até que o frango esteja quase soltando do osso. Vá juntando mais água aos pouco. Quando o frango estiver cozido, e o molho grosso, mas farto, junte a ervilha, o milho, o pimentão vermelho, os talos de rúcula, o alho poró, e um pouco mais de salsinha e coentro. Prove e corrija o sal (se preferir pode usar caldo de galinha). Após ter corrigido o sal, junte o arroz cru, misture bem, tampe a panela e deixe-o cozinhar neste molho. Nesse momento, preste muita atenção, e se preciso, vá juntando água fervente aos poucos. Conserve sempre a galinhada com boa quantidade de molho. Observe nas fotos a umidade que o prato deve manter. Quando o arroz estiver cozido, e com ainda um pouco de molho, apague o fogo, tampe a panela, e deixe descansar por 10 minutos. O excesso de molho será absorvido. Coloque em uma travessa, decore com azeitonas e ovos cozidos, e sirva a seguir!
Pode acompanhar uma boa farofa (receitas AQUI ) e salada de folhas.
Nunca comi galinhada, mas pelos ingredientes, vou gostar de experimentar a do seu jeito.
ResponderExcluirAdorei conhecer seu blog.Indicação da Natália!
Bem vinda, Tânia! Apareça sempre! Tem muita coisa gostosa e fácil de preparar, aqui no blog! Beijos para você e para a Natália!
ExcluirParabéns ... Delícia ...
ResponderExcluirObrigada, Wagner! Você fez?
ExcluirBejs
Oi Suzi...
ResponderExcluirEstava procurando umas receitas fáceis para fazer e descobri seu cantinho...Adorei suas receitas e dicas...
Beijos!
San..
Bem vinda, San! Essas receitas são todas testadas e fotografadas aqui em casa! Beijos
ExcluirOlá sera que essa galinhada com uma lasanha e maionese e salada de alface combina com um jantar para casamento simples.. alguém me ajuda
ResponderExcluirErica, a galinhada dispensa outros pratos que não seja uma boa salada. Ela é considerada prato único! A lasanha não combinaria. Dê uma passeadinha nos site especializados em festas de casamentos e espie os cardápios. A festa será durante o dia? Quantos convidados?
Excluir