quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nhoque de Arroz

Se essa não é uma daquelas recitas facinhas que costumo postar, 
difícil, também não é!
Sempre digo que a praticidade de uma receita, depende da sua organização na cozinha. Até para fazer um chá de saquinho, se a cozinha estiver bagunçada, vai ser complicado.
Muito bem! Sobrou arroz demais. Jogar fora? Nem em sonho! Isso não se faz!
Que tal transforma-lo em uma deliciosa massa?




Você vai precisar de:
* 4 xícaras de arroz cozido; 
* 150ml de leite;
* 50g de queijo ralado;
* 2 ovos;
* 1 dente de alho médio;
* 1 colher (chá) de sal; 
* Farinha de trigo;
* Molho de tomate;
* Queijo parmesão.


Para começar, o seu arroz tem que estar bem molinho. Se não estiver, coloque um pouco mais de água, cozinhe mais, e deixe esfriar. 
No liquidificador, bata os ovos, o sal, o dente de alho, e o queijo ralado. Vá juntando o arroz aos poucos, e se a mistura estiver muito dura, vá juntando o leite, também aos poucos. Se a mistura não estiver muito grossa, dispense ou diminua a quantidade de leite. Coloque essa mistura em uma tigela, junte a farinha de trigo aos poucos, começando com uma xícara, e amasse com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea. Polvilhe farinha em uma mesa, e pegando porções de massa, faça cordões e vá cortando os nhoques. Com a ponta de um garfo, faça marquinhas no seu nhoque, como na foto, isso o tornará mais macio (não me perguntem o por que...isso é um truque antigo...rss)
Ferva água em uma panela grande, junte um pouco de sal, e sempre em fogo alto, vá mergulhando pequenas porções de nhoque, cuidadosamente. Nessa etapa uso sempre uma escumadeira. Assim que os nhoques subirem à superfície da água, retire-os imediatamente com uma escumadeira, e coloque em uma travessa.
Depois de todos os nhoques cozidos, cubra-os com molho de tomate, polvilhe queijo parmesão ralado, e sirva à seguir.
 No dia 09/02, postei uma receita deliciosa, fácil, e muito prática, de molho de tomate. É esse o molho que aparece nessas fotos.




3 comentários:

  1. Que ótimo que encontrei o seu blog. Adoooro as recitas, e esta então veio a calhar. Hoje mesmo pensei: que faço com tanto arroz, fiz grande quantidade.....errei na medida só para nós dois.
    Meu esposo gosta muito de nhoque, acredito que seguindo sua apresentação ficará delicioso! O molho vou lá visitar..... e copiar.rsrs
    Grata pelas postagens que nos tiram sempre do aperto.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom final de semana, Susana!
      Capricha no nhoque pro maridão!!!
      Bjks

      Excluir
  2. Hummm parece tão bom! Hoje sobrou arroz vou tentar fazer amanhã,porque eu nunca fiz. Bjss.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...