Você vai precisar de:
* 1 couve-flor bem branquinha (ver dica abaixo);
* Sal;
* 1 copo de requeijão;
* 2 ovos;
* Pitadas de noz moscada (ralada na hora, por favor),
* 100 g de queijo parmesão ralado;
* 100g de mussarela (em cubinhos);
* 100g de presunto (em cubinhos);
* 3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas;
* Margarina para untar.
Cozinhe a couve-flor al dente. Você pode cozinhá-la em água e sal, mas vou te contar que o sabor da couve-flor (e do brócolis) cozido no vapor é infinitamente melhor! Bem, se for cozinhá-la em água, junte o sal neste momento. Se como eu for cozinhá-la no vapor, salpique o sal sobre ela assim que estiver al dente.
Enquanto a couve-flor cozinha, prepare o creme.
Bata ligeiramente os ovos e junte o requeijão, metade do queijo ralado, a noz moscada, uma pitadinha de sal, e o cheiro verde.
Coloque a couve-flor em um refratário untado generosamente com margarina e entre o buquês vá encaixando o presunto e a mussarela. Despeje o creme uniformemente, polvilhe o restante do queijo ralado e leve tudo ao forno até gratinar.
Dica da Suzy - Por que couve flor branquinha? Porque para estar boa para o consumo, ela tem que estar bem clarinha, e com as flores bem compactadas, fechadinhas. Se as flores estiverem afastadinhas uma das outras e com coloração amarelada ou enegrecida, ela já passou do ponto para consumo, soltará um odor bem mais forte, e vai inclusive desmanchar durante o cozimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário