segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dicas - Freezer

Hoje resolvi deixar umas dicas de como organizo meu freezer, que é pequeno.
Em primeiro lugar é bom lembrar que organizar a cozinha é imprescindível. Cozinha desorganizada dificulta muito o trabalho e o resultado final das refeições.

Com o freezer é preciso ter muita atenção. 
Quantas vezes esquecemos lá dentro alguns alimentos que acabam passando do prazo de validade? Que tal limpar, arrumar, e anotar o que temos lá dentro?
Em primeiro lugar, desligue o freezer da tomada, retire tudo o que tiver lá dentro, e limpe com uma solução de água e bicarbonato. Enxugue bem  e somente depois comece a organizá-lo.
Coloco na porta do freezer as coisas mais leves e também as que são utilizadas diariamente, como temperos. Na prateleira superior coloco tudo o que já estiver aberto, ou melhor, começado. Na parte inferior coloco as embalagens fechadas, as maiores, gelo, e pães. 
Ter uma listinha do que temos no freezer auxilia muito no momento de escolher o que vamos cozinhar, afinal, como decidir por um prato  se não lembramos os ingredientes que temos?
Como meu freezer é pequeno e faço compras no máximo a cada 15 dias, não anoto na listinha o prazo de validade, pois o consumo é rápido. Se você faz compras em períodos mais espaçados é necessário anotar, sim! No caso de freezers grandes, é preciso também etiquetar o que tem nos potes e embalagens.
Depois de feita a listinha eu a penduro em um cantinho na lateral da geladeira, e conforme vou utilizando os produtos, risco da lista.
Costumo sempre manter os alimentos nas embalagens originais, assim fica mais fácil identificá-los. Se eu não tiver usado todo o conteúdo da embalagem, lacro com fechos próprios ou passo um filme plástico para proteger melhor, impedindo que se forme uma camada de gelo sobre o alimento ou que ele "queime" devido à temperatura baixa. 
Se você prefere guardar em potes plásticos, dê preferência para os potes transparentes, que vedem bem, e os etiquete anotando o que é e a data de validade.. 
Alguns produtos que abro e não utilizo a embalagem toda, também guardo no freezer, como por exemplo coco ralado seco, chocolate granulado, pó de café, e torradinhas para aperitivos.
Outro detalhe importante, é que você deve congelar os produtos em porções compatíveis com  a quantidade que costuma utilizar. Não é aconselhável descongelar alimentos e voltar a congelá-los. As mudanças de temperatura costumam alterar a qualidade dos produtos. Então, após as compras, separe tudo em porções, tá?!







7 comentários:

  1. Nossa, vc congela tudo!!! Até pinga!!! rs. Adorei a idéia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elen, congelo...rss
      Na verdade a pinga e outras bebidas não congelam. Ficam muuuuito geladas, e quando vamos fazer uma batida já estão no ponto! rss

      Excluir
  2. Eu li um pote de feijoada grande?? :)...rss...

    ResponderExcluir
  3. Sua geladeira é igual à minha,hehehe.
    Muito legal,Suzy, organizar é a chave pro tempo render.
    Beijos.
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, Cris! Eu organizo tudo!
      Uma vez uma amiga viu a caixa onde guardo meus talheres de festa e disse de forma irônica "-Suzy, tenho nojo dessa sua organização!" kkkkkkkkk

      Excluir
  4. O que não consigo entender Suzy, é como você encontra tempo para todas as atividades, que são muitas, e ainda dá conta de um blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E da meia-noite às 6h, eu durmo, Anhuska!!! kkkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...