Esse é um prato que não tem meio termo. Ou você ama, ou você odeia!
Meu marido e eu, amamos!
É um prato de origem portuguesa, e mereceu até um
poema de Fernando Pessoa "Dobrada à moda do Porto".
Com o passar dos anos, foi sendo adaptado ao sabor brasileiro!
E que sabor!
Você vai precisar de:
* 800g de bucho;
* 500g de feijão branco;
* 1 cebola média, picadinha;
* 2 dentes de alho picados;
* 100g de bacon cortado em cubinhos;
* 1 linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas;
* 2 pimentas dedo de moça, picadas bem miudinhas;
* 3 folhas de louro;
* 2 tabletes de caldo de costela;
* Sal (se for preciso)
* Vinagre;
* Água;
* Azeitonas pretas sem caroço;
* Óleo;
* 1/2 pimentào vermelho picado;
* 1/2 lata de molho de tomate temperado.
Muito bem, você pode comprar um pedaço inteiro de bucho, lavar, esfregar, picar, ferver... Eu acho besteira! Nos bons açougues e supermercados, você pode comprá-lo, em bandeijinhas, já picado. Os pedaços são grandinhos. Eu piquei em tirinhas de 4cm, aproximadamente. Mesmo assim, é preciso higienizar. Para isso, retire qualquer gordurinha a mais que vier, e afervente três vezes, sempre com uma colher de sopa de vinagre. Feita essa etapa, vamos ao preparo dessa delícia!
Ah...você vai precisar de uma panela de pressão grande!
Escolha o feijão branco, cubra com água, e leve ao microondas em potência alta por 8 minutos(essa etapa pode ser substituída por 8h de molho).Reserve.
Coloque os pedacinhos de bucho na panela de pressão, junte as folhas de louro, cubra com água, e leve ao fogo por 30 minutos após a panela começar a chiar. Desligue o fogo. Junte o feijão branco, os tabletes de caldo de costela esfarelados, o pimentão, o molho de tomate, e a pimenta picadinha. Se não quiser que fique picante, retire as sementinhas da pimenta. Eu usei uma com sementes e a outra, sem sementes. Reserve.
Em uma frigideira, coloque um fio de óleo, e frite o bacon, e as rodelas de linguiça. Tire da frigideira com uma escumadeira, e no mesmo óleo, refogue o alho e a cebola. Coloque tudo isso sobre o feijão, com o óleo! Cubra com água (uns 3 dedos acima do nível dos ingredientes), e leve ao fogo por 20 minutos. Abra a panela de pressão e veja se os feijões estão macios, mas sem desmanchar. Se não estiverem macios, volte ao fogo por mais alguns minutos, mas vigie sempre, para não desmanchar os grãos. O caldo do feijão branco engrossa muito, então, é preciso sempre acrescentar um pouquinho de água. Prove, e se preciso, corrija o sal. Acho que não será preciso, pois os ingredientes já são salgadinhos. Junte as azeitonas, mexa bem, e transfira para a travessa de servir.
Sirva com arroz branco, uma boa salada, e pão fresquinho!
Quando eu era pequena, comíamos a dobradinha pura, só acompanhada de pães e muita pimenta! Saudades...
Huuuu.... eu adoro.
ResponderExcluirBom dia Suzi!!
ResponderExcluirVim agradecer pessoalmente sua presença em minha FLYComemoração e dizer que AMO MUITO esse prato, já deu vontade de ir para a cozinha - risos
Bjins e fica com Deus!!!!!
FLYROBrasileira
Faltou dizer para quantas pessoas.
ResponderExcluirOi, Ieda! Estou tão acostumada com os antigos seguidores, que acabo esquecendo disso! Todos os pratos do Blog da Suzy servem de 4 a 6 pessoas! :D
Excluirvou fazer agora
ResponderExcluirSensacional, adorei a receita...
ResponderExcluir