domingo, 6 de setembro de 2015

Pesto de Brócolis à Minha Moda (fácil)

Eu havia me preparado para fazer talharim ao molho branco, mas aqueles brócolis estavam ali, me olhando insistentemente... Foi aí que me bateu um siricutico, e resolvi preparar esse pesto de brócolis, bem à minha moda. 
É um prato facílimo de preparar, mas que deixa a impressão de que você passou horas na cozinha. Elogios garantidos! 



Você vai precisar de:
* 1 brócolis ninja grande (ou 1 e 1/2 médios);
* 100 ml de azeite de oliva;
* 1 caixinha de creme de leite;
* 1 punhado de folhas de salsinha;
* 1 dente de alho pequeno;
* Sal a gosto;
* 50 ml de água;
* Algumas folhas de manjericão fresco;
* Nozes picadas (opcional).

Antes do modo de preparo, vamos falar um pouco sobre brócolis. 
Brócolis é de longe uma das verduras mais benéficas ao nosso organismo, e aqui em casa não pode faltar! O que eu não entendo é essa coisa de cozinhar brócolis em água. Além de deixar muitos nutrientes na água do cozimento, por mais que você o escorra, sempre vai sair água do meio das flores quando o mordemos. Isso para o meu paladar é muito desagradável. Sendo assim, eu o cozinho no vapor, ou no microondas. É rápido, fácil, conserva melhor os nutrientes e não perde nada do sabor!




Agora vamos lá!
Limpe seu brócolis, separe os buquês, deixe um pouco de molho em água e vinagre. Esse processo vai fazer com que qualquer bichinho que estiver no meio das flores suba à tona. Escorra totalmente os buquês e leve-os ao microondas, tampados, por 5 minutos. Enquanto isso coloque o azeite, o creme de leite, o alho, a salsinha e o manjericão ao liquidificador e bata ligeiramente. Vá juntando aos poucos os buquês de brócolis ainda quentes e a água. Pare de bater assim que obtiver um molho cremoso (se quiser reserve alguns buquês para enfeitar o prato). Aqueça ligeiramente o molho, e despeje sobre a massa cozida e ainda quente. Polvilhe parmesão ralado e nozes, se assim preferir! 



2 comentários:

  1. Hummmmm, deve ficar uma delicia, deu agua na boca.
    Parabéns pelo blog e receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Tb fica bom se acrescentar cubinhos de presunto!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...