quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cuidando dos tapetes! Dicas

Meus tapetes são comuns e de pelo baixo. Já tive outros mais requintados, mas com animais de estimação e crianças em casa, por pura praticidade optei por tapetes comuns.
Sendo assim, lavo normalmente com água, escova, e sabão líquido diluído em água. Deixo 30 minutos "de molho" e depois enxáguo abundantemente em água corrente. Por último jogo água com amaciante ou vinagre.
Para a limpeza diária, passo aspirador e algumas vezes varro com uma vassoura de cerdas plásticas macia, logo após borrifar a misturinha mágica (receita AQUI). Isso faz com que ele se mantenha limpo por um bom tempo.
Se você não tem espaço para lavar seus tapetes, vou deixar algumas dicas, tá?

- Coloque em uma vasilha 1 litro de água e 80ml de detergente líquido de coco. Bata com uma batedeira até formar uma espuma grossa. Com o tapete previamente aspirado, vá aplicando apenas a espuma no tapete, com auxílio de uma esponja. Deixe a espuma ser absorvida e em seguida passe um pano umedecido com vinagre branco em todo tapete no sentido da cerda e deixe secar bem antes de voltar a usá-lo.

- Para tirar manchas mais difíceis aplique uma boa quantidade de espuma de barbear sobre elas e deixe secar. Em seguida escove  com uma escova de cerdas macias, e passe um paninho umedecido com vinagre branco puro.

- Para fazer uma limpeza e desodorização à seco, misture bicarbonato de sódio e amido de milho em partes iguais. Junte um pouco de cravo em pó e polvilhe generosamente essa mistura seca sobre o tapete (jamais pise sobre a mistura). Deixe essa mistura seca sobre o tapete por 40 ou 50 minutos e depois aspire bem removendo tudo. Isso só deve ser feito depois das manchas removidas e com o tapete bem seco, certo?  Nada de colocar essa mistura em tapetes úmidos.

Se você optou por lavar o tapete em casa, com água e sabão, vai uma dica ótima para diminuir o tempo de secagem em várias horas. Logo após lavá-lo e com ele ainda cheio de água faça um rolo bem justo e o coloque em pé para escorrer. Isso! Deixe escorrer enrolado. Após 30 ou 40 minutos, vire o rolo e deixe escorrer mais um pouco. Em seguida pode colocá-lo para secar como de costume! Esse processo vai diminuir muito o tempo de secagem do tapete!

5 comentários:

  1. Fiz a Desodorização à seco e além do aspecto de limpeza que ele ficou ainda tirou o mal cheiro que estava nele, adorei o cheiro de cravo suave que ficou, nele e na sala...rs...muito obrigada Deus lhe pague.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi rápida, Cassandra! Que bom que gostou!!!
      Amém!
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Roberta Oliveira23/7/14 17:43

    Adorei a dica e mais ainda o blog...
    Posso usar essas receitas no sofá também???
    sou sua mais nova fã!!!
    um abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No sofá use a Misturinha mágica ou a limpeza a seco, tá?!
      Beijos, Roberta!

      Excluir
  3. Anônimo2/8/14 10:44

    Howdy! This post couldn't be written any better!
    Reading this post reminds me of my previous room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this write-up to him.
    Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!


    Here is my weblog :: beleza cremes - monicamodas.com,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...