terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bife à Rolê (Fácil)

Esse é um clássico das nossas cozinhas, mas que é feito
 de forma diferente em casa casa.
Vou mostrar para vocês o meu jeitinho de fazer, tá?





Eu faço o bife à rolê com o recheio todo picadinho. Nem sempre foi assim. Antes recheava com pedaços maiores. Mas desde que testei fazer com tudo picadinho, concluí que o sabor fica muito mais apurado, é mais fácil de enrolar e prender com o palito, e o melhor, ninguém fica separando esse ou aquele recheio no cantinho do prato, pois como você pode ver na foto acima, eles ficam quase imperceptíveis.

Você vai precisar de:
* 700g de bifes de coxão mole batidos;
* fermento para bolo;
* sal a gosto;
* 1/2 cebola picadinha;
* 1/2 pimentão vermelho picadinho;
* 2 dentes de alho picados;
* 1 cenoura pequena ralada no ralo grosso;
* bacon picado;
* 1/2 linguiça defumada sem pele picada;
* cheiro verde picado a gosto;
* 1 sache (340g) de molho de tomate pronto;
* água;
* óleo para selar.

Espalhe os bifes sobre uma superfície limpa, e polvilhe um pouquinho de fermento para bolo. Como eu já disse em outras ocasiões, o fermento para bolo ajuda a amaciar a carne de forma natural. Deixe descansar por 15 minutinhos. Se os bifes forem muito grandes, divida ao meio. Bife a rolê muito gorducho não fica gostoso. Reserve.
Enquanto isso misture em um recipiente a cebola, o pimentão, o alho, a cenoura, o bacon, a linguiça, e o cheiro verde. Tempere com sal a gosto.
Passado o tempo de descanso para amaciar os bifes, vamos montá-los. Na parte mais larga de cada bife, coloque um tanto de recheio, enrole e prenda com um palito ou amarre com linha (acho palito mais prático).
Em uma frigideira grande, coloque um fio de óleo, deixe esquentar bem e sele cada lado do seu bife a rolê. Essa etapa é importante para que a carne não perca a maciez e suculência. Só vire quando o lado que estiver sendo selado apresentar uma casquinha torradinha (ver foto). Isso é bem rápido.
Acomode seus bifes a rolê, já selados, em uma panela de pressão, junte o molho de tomate, 250ml de água, tampe a panela e leve ao fogo. Assim que pegar pressão, conte 15 minutos e apague o fogo. Deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Se o molho estiver muito fino, deixe ferver mais alguns minutos com a panela aberta, até que engrosse um pouco.

Transfira para uma travessa, retire os palitos, polvilhe salsinha fresca (opcional), e sirva a seguir, bem quente, acompanhado de massas ou, arroz, batatinhas especiais (receita AQUI), e uma boa salada verde!








14 comentários:

  1. Delícia!!!! Eu também faço com o recheio todo picadinho...E deixo sempre um pouco do recheio para fritar depois, antes de colocar o molho. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é isso mesmo, Ciça...sempre sobra um pouquinho do recheio para colocar no fundinho da panela de pressão, e fritar antes de colocar os bifes a rolê.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa que post delicioso!!! Me remeti literalmente ao tempo de infancia que minha mãe amava fazer que lembrança gostosa parabéns pelo post e a cara do prato então hum!!!! rsrsr já te sigo e gosto muito... do seu blog bjus....

    ResponderExcluir
  3. Suzy boa tarde!! Que maravilha de prato e fácil,vou fazer com certeza.
    bjkss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, Márcia! Você vai se surpreender! Beijokas

      Excluir
  4. Nham nham nham... ki delicia ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bem fácil de fazer, Carl! Mãos à obra!

      Excluir
  5. adorei a idéia de picar o recheio,vc é super criativa,parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito bom, Leandra! Agora só faço assim! bjs

      Excluir
  6. Nossa!!
    Adoro Bife a role!! Deu água na boca... lindo!!

    Parabéns e obrigada pela dica!!!

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a sua visita, Rô!
      Beijos...Flybeijos

      Excluir
  7. Esse fermento para bolo que voce se refere é o fermento quimico também conhecido popularmente como pó Royal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! A única diferença é que há anos não uso a marca que você citou. Tenho usado Dona Benta ou Otker! Esses começam a fazer efeito só com o calor do forno, já o Royal, assim que entra em contato com umidade! bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...