quinta-feira, 15 de março de 2012

Hoje é Dia de Abacaxi! (Praticidade e Receitinha)

Eu sou louquinha por abacaxi! 
Mas houve uma época, há muito tempo atrás, que eu não comprava
 por pura preguiça de descasca-los.
Eu achava incômodo, áspero, e trabalhoso. 
Até que um dia, eu aprendi um jeitinho bem prático de fazer isso.

Eu sempre compro o abacaxi pérola, pois o hawaí é muito ácido. A diferença entre eles é simples: O abacaxi pérola é mais comprido, com a parte de cima mais estreita, e o hawaí, é arredondado.
Vamos descascá-lo?
- Pegue seu abacaxi, e lave muito bem com uma escova de cozinha;
- Retire a coroa com cuidado, e descarte;
- Com uma faca grande, corte-o em fatias da espessura desejada;
- Coloque cada fatia deitada em uma tábua de cozinha, e com uma faca menor, vá cortando toda volta da casca;
- Retire a polpa de dentro da casca, e veja se sobrou algum olhinho.
Pronto...seu abacaxi está descascado! Simples assim!!!




Mas e toda essa casca? Vamos joga-la fora?
Claro que não!!! Existem mil receitas de aproveitamento dessa casca, mas hoje, vou colocar a minha preferida. Não sei se devo chamá-la de chá, ou refresco. Só sei que é a minha predileta! Não perco uma casquinha de abacaxi, sem prepará-la!


Você lavou muito bem a casca do abacaxi com uma escova, antes de fatia-lo, lembra?
Agora, peque essas cascas, coloque em um caldeirão e junte aproximadamente 3 litros de água. Leve ao fogo baixinho, e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Apague o fogo, e deixe esfriar muito bem, ainda com as cascas dentro. Coe, e leve à geladeira. Rende aproximadamente 1 1/2 litro, de uma bebida super refrescante e diurética. Adoce somente na hora de consumir, de preferência no próprio copo, com açúcar ou adoçante.




11 comentários:

  1. Gostei da dica, também não gosto de descascar o abacaxi rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa...essa é a fruta com cara de verão, né?!
      Aproveite!!!

      Excluir
  2. Odete Manfrin20/3/12 22:18

    gostei , nunca consegui descascar um abacaxi sem estragar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, antes de aprender a descascar desse jeito, só comprava já descascado, Odete! Muito caro... Desse jeito é fácil e ainda tem a dica para aproveitar as cascas! bjks

      Excluir
  3. Susy que prazer te-la em meu blog! fiquei mto feliz, que bom que vc gostou, estou começando, e vc sabe, todo começo....é complicado;
    Seu blog é uma delícia, parabéns! beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe colocava as cascas do abacaxi em um pote grande de barro e adicionava água...após alguns dias (não sei quantos....rsrsr) tinhamos um refresco delicioso.

    ResponderExcluir
  5. Eu compro o abacaxi já descascado. Não gosto de ficar procurando os tais olhinhos; já tentei este seu método Suzy, mas também achei chatinho... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Esse olhinho seria um pedaço de casca que passou despercebido?

    Não posso comer abacaxi que me dá afta, mas quando está cozido para fazer pavê, não tenho esse problema.
    Achei muito interessante essa ideia de suco/chá! Talvez não me dê afta já que é cozido.

    Quando tive cálculo renal, bebia a casca triturada com água no liquidificador! Ô coisa amarga!! Mas funcionou!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...