Algumas pessoas sempre me perguntam como faço para manter a
minha casa sempre arrumadinha.
Hoje, três jovens donas de casa também pediram algumas dicas.
Como eu tenho o texto a seguir guardado há algum tempo,
resolvi compartilhar com vocês!
Organizando a Casa!
Quantas pessoas reclamam que a casa está em um estado desesperador, e simplesmente não sabem por onde começar a organização?
Resolvi deixar para vocês algumas dicas que colhi aqui e ali, e que são excelentes!
Vamos lá?
Divida a casa em áreas.
Aqui dividi em 4 áreas:
- Área Íntima (quartos, banheiros, escritório ou sala de estudos);
- Área Social (salas e lavabo);
- Área de trabalho (cozinha, copa, área de serviços)
- Área de Lazer (quintal, churrasqueira, garagem, ateliê)
Se você mora em apartamento, SORTE!!! Terá uma área a menos para organizar!
Para começar, é preciso destralhar!!! Isso mesmo, tirar as tralhas de dentro de casa!
Pegue saquinhos de lixo, e rume para a área íntima!
Banheiros- Entre no banheiro e dê uma olhada geral. Recolha imediatamente e de forma rápida frascos vazios, tocos de sabonete, bobinas vazias de papel...enfim, tudo o que for tralha!
Quartos- Agora rume para os quartos! Olhe bem e veja o que pode ser destralhado! Coloque em uma sacola revistas velhas, tiquets, embalagens, enfim, tudo o que você levou para lá e acabou esquecendo! Amarre os saquinhos e não hesite! Jogue imediatamente no lixo!
Adquira o hábito de retirar sempre das gavetas roupas e objetos que não estão em uso. Você pode fazer isso aos poucos, sem retirar tudo das gavetas e espalhar pelo quarto. Geralmente esse tipo de faxina de gavetas é desgastante, leva muitas horas e acaba desanimando até as mais organizadas. Sabe como resolvi esse tipo de organização de gavetas? Sempre que ganho ou compro uma peça nova de roupas, tiro duas peças velhas! Isso mesmo, para cada peça nova, duas velhas vão para doação. Isso também vale para bijouterias, calçados, maquiagem, acessórios, etc. Fazendo isso, você evitará acumulo de tranqueiras, o ambiente ficará mais leve, e muuuuuito mais fácil de organizar!
Salas- Parta para a área social da casa! Olhe bem sua sala! Quantos objetos estão ali que não pertencem ao ambiente? Coloque-os em uma cesta, e imediatamente vá guardando diretamente nos lugares corretos! Volte à sala e destralhe! Vá colocando em um saco de lixo revistas lidas, jormais, folhetos, folders, enfim, tudo o que está poluindo sua sala!
Hora de cuidar da área de trabalho!
Cozinha- É um absurdo a quantidade de coisas inúteis que juntamos na cozinha! Destralhe!!! Jogue fora potes velhos, potes sem tampa, tickets de compras, folhetos repetidos de restaurantes e pizzarias delivery, embalagens vazias, etc! Tenham em mente que é impossível organizar uma casa onde há acumulo de coisas inúteis!
Lavanderia- Destralhe também a lavanderia! Jogue fora prendedores de roupas quebrados, embalagens vazias, pequenos utensílios que não são usados, tocos de sabão. Tenha em mente que para manter uma casa limpa, não precisamos de uma infinidade de produtos de limpeza! Opte por um bom detergente para roupas, amaciante, sabão de coco ou sabonete branco (isso mesmo...sabonete branco!), e um alvejante sem cloro! Esses produtos são suficientes para a lavagem de roupas! O resto é "perfumaria". Para a limpeza da casa, basta um bom limpador multiuso, desengordurante, desinfetante, removedor, tira-limo, limpa vidros, e se for o caso, cera líquida!
Área de Lazer e Quintal- Se você tiver uma área de lazer, mãos à obra! Afinal, você já sabe que para começar a organizar, é preciso destralhar, isto é, se desfazer de tudo o que está fora de uso e consequentemente atravancando e deixando a casa com aparência bagunçada!
Talvez, para começar você tenha que agir em todos os ambientes em dias seguidos. Mas posteriormente você poderá fazer um pequeno esquema de organização diária. Não perca mais de 20 minutos em cada cômodo. Como minha casa já está organizada, faço o destralhamento semanal em dois dias, segundas (área íntima) e terças-feira(área social e de trabalho) pela manhã, em menos de 15 minutos!
Outras dicas práticas:
- Tenha um pequeno cesto para colocar correspondências, e crie o hábito de verificar, abrir, separar as contas a ser pagas, rasgar e jogar no lixo envelopes, extratos e propagandas assim que verificá-los! A internet está aí! Ficar guardando extratos bancários é bobagem! Você pode até entrar em contato com seu banco e pedir que não enviem mais extratos impressos!
- Tenha um local (cesto ou porta chaves) para colocar suas chaves, alarme do carro, e carteira. Crie o hábito de chegar em casa e já colocar ali os seus pertences. Isso evitará bagunça sobre os móveis, e o nervosismo desnecessário de procurar e correr o risco de atrasos por não encontrar por exemplo, as suas chaves na hora de sair!
- Esqueça definitivamente e risque da sua vida o velho hábito do "tira daqui, põe ali". Esse é o pior hábito que qualquer pessoa que queira se organizar pode ter. Quer um exemplo?
" Tem um par de chinelos na cozinha, você pega os chinelos e coloca na sala. Quando você vai arrumar a sala, você pega os chinelos e coloca no corredor. Mais tarde você passa pelo corredor, pega os chinelos e coloca no quarto. No dia seguinte você finalmente os coloca na sapateira. Quantas vezes você trabalhou na organização de um único para de chinelos? Várias! Se você tivesse pego o par de chinelos e colocado diretamente na sapateira, teria trabalhado uma única vez, e deixado os ambientes livres dessa baguncinha!". Entendeu? Pegou um objeto que está em local errado? Leve diretamente para o lugar!
- Crie uma rotina diária (tarefas que devem ser feitas diariamente), e uma agenda semanal, isto é, o que deve ser feito em casa dia da semana.
- Camas feitas, roupas sujas colocadas nos cestos, sapatos guardados e cozinha arrumada e sem louças na pia, são sinônimos de casa organizada. Crie o hábito de arrumar a cama assim que se levantar, lavar a louça sempre que sujar e guardá-la quando estiver seca!
- Tenha um local para guardar sua bolsa quando chegar em casa.
- Crie o hábito de guardar suas compras logo que chegar da rua.
- Delegue! Isso é muito importante. Converse com sua família e veja que tarefa cada um pode assumir. Meus filhos, desde pequenos tinham pequenas tarefas, como por exemplo guardar seus próprios brinquedos e os sapatos de todos na sapateira. Faça com que eles vejam essa ajuda com alegria!
- TUDO que você retirar com o destralhamento da casa deve ser IMEDIATAMENTE tirado da casa. Não corra o risco de olhar mais tarde na sacolinha e recuperar algo. O que é lixo, eu jogo na hora. O que é doação, eu coloco em uma sacola, levo para o porta-malas do carro na hora, e no final do dia deixo em alguma igreja. Tem igrejas em todos os bairros, não tem?
- Marque um tempo para realizar cada tarefa. No geral elas são rápidas se você mantiver o foco! Marque um horário para o seu lazer, desde que não seja durante o serviço! Foco, foco, foco!!!
Como exemplo de agenda semanal, vou deixar a minha. Procuro segui-la, mas sou flexível. Posso adiantar, por exemplo alguma tarefa caso eu tenha que me ausentar em algum dia da semana.
Segunda-feira
- Destralhar, varrer ou aspirar, e tirar o pó da área íntima;
- Recolher o lixo dos banheiros, e limpar as pias;
- Lavar roupas brancas;
- Limpar e arrumar a geladeira;
- Limpar o microondas;
- Colocar o lixo para fora.
Terça-feira
- Destralhar, aspirar, e tirar o pó das salas;
- Lavar roupas coloridas;
- Regar as plantas;
- Limpar a frente da casa;
- Trocar lençóis e toalhas de banho.
Quarta-feira
- Lavar a garagem e quintal;
- Limpar área de lazer;
- Lavar toalhas e lençóis;
- Passar roupas;
- Recolher o lixo dos banheiros e limpar pias;
- Colocar o lixo para fora.
Quinta-feira
- Dia de faxina geral na área interna da casa
(lavar banheiros, aspirar, passar pano no piso frio, limpar portas...)
Sexta-feira
- Recolher o lixo dos banheiros;
- Regar plantas;
- Colocar o lixo para fora;
- Fazer compras.
Essas são algumas dicas.
Prometo que eu voltarei com alguns posts de como
organizo várias coisinhas na minha casa!
Organizando o freezer - CLIQUE AQUI !
Organizando Louças Especiais - CLIQUE AQUI !
Simplesmente amei tudoooo...E nem sou uma jovem dona de casa...rsss
ResponderExcluirObrigaada e ótima semana!
Otimas dicas Suzy.
ResponderExcluir