terça-feira, 6 de outubro de 2015

Canja com Cabotiã

A princípio eu ia fazer a canjinha de sempre, maaaas...
como vocês já sabem, eu sofro de siricuticos. 
Estava separando os ingredientes, e quando fui pegar a cenoura na geladeira dei de cara com a abóbora cabotiã ali paradinha, olhando para mim: "- Será?". Como saber se não tentar? Tentei e ficou simplesmente deliciosa! Quem nunca colocou cabotiã na sopa, não sabe o que está perdendo!


Você vai precisar de:
* 1 fio de óleo;
* 1 peito de frango sem pele;
* 2 dentes de alho grandes picados;
* 1 cebola média picada;
* 1 tablete de caldo de galinha;
* 1/2 cabotiã descascada e cortada em cubos;
* 1 batata média cortada em cubinhos (opcional)
* 2 litros de água fervente;
* 1 e 1/2 xícaras (chá) de arroz cozido;
* 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha.

Em primeiro lugar vamos tratar de descascar a  cabotiã. Na maioria das vezes a casca é dura, e pede uma boa faca e um pouco de força. Mas tem um jeitinho de resolver isso! Pegue sua metade de cabotiã, retire as sementes, coloque duas ou três colheres de água dentro dela, e a coloque em um saquinho. Leve ao microondas em potência alta por 10 minutos para cozinhar. Deixe amornar e só então descasque e pique sua cabotiã para usá-la na receita! Fácil, fácil!

Agora vamos preparar a canja:
Com uma faquinha afiada, retire qualquer excesso de gordura que o peito de frango possa ter. Polvilhe um pouco de sal sobre ele, e deixe descansar por uns 20 minutos. Aproveite esse tempo para picar a batata, a cebola, o alho, e a salsinha. Feito isso, coloque um fio de óleo em uma panela e doure ligeiramente o frango. Retire o frango dessa panela e transfira para a panela de pressão usando um garfo, para que o óleo não seja transferido também. Na panela de pressão, junto com o frango, coloque a cebola, o alho, e o caldo de galinha esfarelado. Deixe um pouquinho no fogo brando, até que a cebola comece a ficar transparente. Junte então á água fervente, a cabotiã, a batata, e o arroz.  Coloque a tampa, e conte 15 minutos a partir do momento que a panela pegar pressão. Apague o fogo e deixe que a pressão saia naturalmente. Não force a saída da pressão, pois esse tempo é necessário para que sua canja fique perfeita.  Após a pressão ter saído, abra a panela, retire o frango e separe em lascas. Devolva à panela. Agora, com uma escumadeira, vá pegando os pedaços de cabotiã que estiverem maiores e amasse com um garfo. Devolva à panela. Prove e corrija o sal. Junte a salsinha picada e sirva a seguir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário